sexta-feira, 18 de março de 2011

Crônica do dia: Fotógrafa Himelda

A fotógrafa arzeibaijana Himelda Massamassaci, titular da Universidade de Harvard, em Masssachusetts, Estados Unidos, lidera sozinha a lista das melhores fotógrafas do mundo. Consegue de forma extraordinária, capturar imagens em flagrantes fotográficos, maximizados pela sua sensibilidade transparente e democrática.
Sua lente fotográfica, de alto alcance, possibilitou-lhe registrar um dos momentos mais importantes da nova estruturação política européia – a “Perestróika”. Himelda Massamassaci, foi uma das primeiras fotógrafas a registrar a reforma econômica da antiga União Soviética. A participação popular conhecida como Glasnost, também fez parte desse cenário, que pôs fim, ao socialismo Russo, e, consequentemente, a independência das 15 repúblicas soviéticas: Rússia, Ucrânia, Maldova, Bielorrússia, Estônia, Lituânia, Geórgia, Armênia, Arzeibaijão, Casaquistão, Turcomenistão, Quisquistão, Usbequistão e Tajiquistão.
Himelda Massamassaci, ganhou do governo soviético e do prefeito de Massachussets, seis medalhas de ouro pelo que eles chamaram de “Olimpíada Holística Integrada”. Massamassaci voltou ao Usbequistão em 2007, para receber o título de cidadã usbequistaniana, e o prêmio de melhor fotógrafa do mundo.
                         
                                                      Rosana Rodrigues

Nenhum comentário: