quinta-feira, 10 de março de 2011

Maestro Waldemar Henrique

Fotografia extraída do GOOGLE
blog ronaldofranco.blogspot.com 
   Waldemar Henrique da Costa Pereira, nasceu em Belém do Pará em 15 de fevereiro de 1905, pianista e compositor, passou sua infância na cidade de Porto, Portugal. Voltou-se para a música quando retornou ao Brasil (apesar da forte oposição da família. O que o fez, de certa forma, a estudar clandestinamente). Em Belém, em 1918, estudou solfejo e piano com Nicota de Andrade. Estudou também violino, harmonia, composição e canto.

"Minha Terra", composta em 1923, foi sua primeira música de sucesso. Estudou no Conservatório Carlos Gomes, em 1929, tendo como professores Filomena Brandão e Ettore Bosio (harmonia e composição), e Beatriz Simões (piano). Ainda nesta época, seu pai insistiu, mais uma vez, com que se desviasse de sua vocação, empregando-o num banco.

No Rio de Janeiro, para onde se mudou em 1933, estudou piano, composição, orquestração e regência com Barroso Neto, Newton Pádua, Arthur Bosmans, Lorenzo Fernandez. Suas obras têm principalmente como tema o folclore amazônico, indígena, nordestino e afro-brasileiro (elementos praticamente desconhecidos, ate que Gastão Formenti os gravasse na Victor). Rádios, teatros e cassinos do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte foram os locais de sua maior atuação, tendo excursionado por todo o Brasil e pelo exterior (Argentina, Uruguai, França, Espanha e Portugal).

Sua irmã, a cantora Mara Costa Pereira (Mara Henrique Ferraz) (1916-1975) acompanhava-o sempre em suas apresentações. No Rio de Janeiro, além de professor, produziu programas para várias emissoras; na Rádio Roquete Pinto foi diretor da seção de música orquestral. Comissionado pelo Itamaraty, excursionou pela França, Espanha e Portugal, em 1949 e em 1955, e pelo Paraguai, Uruguai e Argentina, em 1953 a 1954. Apesar da sedimentação de sua carreira, seu primeiro disco foi gravado somente em 1956, com interpretação vocal de Jorge Fernandes. É autor da primeira versão musical de "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto (1958), poema dramático premiado pelo Jornal do Comércio. Por mais de 10 anos, o compositor dirigiu o Teatro da Paz, de Belém, PA.

Trabalhou no Departamento de Cultura e no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, RJ. O livro "Waldemar Henrique: o canto da Amazônia", de José Claver Filho, foi publicado pela Funarte, em 1978 (vol. 2, da Coleção MPB).

Em 1981 foi eleito para a Academia Brasileira de Música.

Belém homenageou Waldemar Henrique em um desfile de escola de samba, em 1985, quando o compositor completava 80 anos. Compôs mais de 120 canções, das quais pode-se citar "Abalogum", "Abaluaiê", "Adeus", "Boi-Bumbá", "Cabocla Malvada", "Coco penuruê", "Curupira", "Cobra grande", "Essa Negra Fulô", "Matintaperera", "Meu Boi Vai-se Embora", "Meu Último Luar", "No Jardim de Oeira", "Uirapuru".



O último texto


"Música... minha predileção, meu achado, minha fantasia, meu rumo. Sempre fui guiado pelos sons: o apito de um navio, o badalar de um sino, o toque de um tambor, a ressonância de uma voz humana. Fôsse pingo d'água ou assobio, cigarra ou trovão, inverno ou primavera, outono ou verão. Mãos acenando, chegando ou partindo, abraços e beijos, sorrisos e lágrimas."


Por: Maria do Carmo Nogueira da Gama (texto)


e Adalberto Carvalho Pinto e Regina Makarem (discografia)






Para conhecer melhor Waldemar Henrique (todos em CD):


o Radamés Gnattali e Waldemar Henrique, com Orquestra de Câmara de Blumenau e Joel Nascimento - Atração Fonográfica (ATR 32045), 1998 (relançamento ao vinil promocional da BASF - 006, de 1986).


o Waldemar, com Nilson Chaves e Vital Lima (OBR- 003) - Outros Brasis, 1994.


o Canto da Amazônia, Projeto Uirapuru vol. 2 - Maria Helena Coelho Cardoso, PA 0010, Secult-PA, 1997.


o Amazônia é Brasil - Turibio Santos e Carol McDavit, Secult-PA, 1999.


o O Poeta e seu Canto - João de Jesus Paes Loureiro, Secult-PA, 1999.


o Pássaro da Terra - Peça de João de Jesus Paes Loureiro Musicada por Waldemar Henrique, Escritura, 1999.


o Fiz da Vida uma Canção... - Andréa Pinheiro canta Waldemar Henrique, Secult-PA, 2001.


o A Música e o Pará - Arthur Moreira Lima Interpreta Waldemar Henrique, Secult-PA.






Fonte de referência para este texto:


"Enciclopédia da Música Brasileira" - Editora Publifolha, 1999.



Nenhum comentário: