sexta-feira, 18 de março de 2011

Crônica do dia: Menino de Ouro

Auréolo Áureo, era um rapazinho imberbe meio surdo e que ouvia árias de Mozart, Chopin e Verdi nos mais altos decibéis. Era meteorologista, mas trabalhava no Instituto de Metrologia de Itaquaquecetuba interior paulista. Extremamente extravagante, usava em todos os dedos, inclusive dos pés, anéis. Eram tantos anéis, que Auréolo Áureo ganhou a alcunha de auréis. Claro, que ele não sabia.
Auréolo Áureo, era afeminadíssimo. Falava que quando fosse sexagenário ou octogenário, iria ao geriátra, ao proctologista, ao infectologista, e, se possível, até a um analista. Subsídios consequentemente para uma vida melhor. Contava que no carnaval de 1943, fantasiou-se de Arlequim, e, Aristóteles, seu irmão, de atleta atormentado – uma espécie de cabra braba meio epilética e atravancada que caía em cada esquina, afrouxando risos de quem os assistia, eles, muitos cônscios de seus papéis, seguiam na burlesca festa.
Dona Hulda Petrósvisk, natural da Techoeslováquia e madrasta de Auréolo Áureo. Deu-lhe de aniversário, um livro de Franz Kafka; e Kepler, seu amigo violoncelista, presenteou-lhe outro livro; “A outra história do Zimbábue”. Misto de Islamismo e Jacobinismo que trata da inconstitucionalidade e do intolerantismo de uma tribo zoomorfa zimbabuana. Conta ainda que um lavrador xifópago, que vivia numa região lacustre do Zimbábue, impermeabilizava sua casa com leite das lactentes, e com cabelo das lactantes, imbricava o telhado de sua morada. Este habitante, inconsciente de seus atos, cultivava crisântemos e begônias onde as crisálidas se abrigavam.
Auréolo Áureo, jactacioso que era. Falou-me que esses foram os livros mais bonitos que leu em toda sua vida.
                                  Rosana Rodrigues 

Nenhum comentário: